Sobre o Lami
A proposta do Laboratório de Mundos Ibéricos (LAMI) é reunir professores, pesquisadores e estudantes interessados no debate historiográfico e na pesquisa documental relacionada à história da Península Ibérica, do medievo à Época Moderna. O objetivo é fomentar a discussão sobre aspectos culturais, sociais, políticos e econômicos relativos aos territórios da Península e seus domínios, desde o estabelecimento do reino visigodo, na Alta Idade Média, até a constituição dos reinos católicos da região e a expansão marítima, formação e desenvolvimento de seus impérios ultramarinos na América, Ásia e África.
Missão
O Laboratório tem por meta estimular a reflexão acerca da pesquisa e do ensino, bem como a produção de material científico e didático relacionado aos mundos ibéricos.
Valores
O LAMI almeja estimular pesquisas em consonância com tendências críticas que denunciam perspectivas eurocêntricas na investigação histórica. O laboratório também objetiva estimular o diálogo interinstitucional e o estabelecimento de intercâmbios científicos e pedagógicos na área de estudos ligados aos mundos ibéricos.
Visão
O LAMI pretende fomentar um ambiente de discussão sobre novas abordagens e diferentes linhas interpretativas no estudo dos mundos ibéricos. As linhas de pesquisa do laboratório são: religião e cultura; cultura e gênero; história indígena; cultura e poder; cultura e sociedade.